Choques elétricos não acontecem só em casa
1 Maio, 2019Foi divulgada uma matéria no site olagoa.com.br, veiculado no nordeste do país, em que uma rede de supermercados foi condenada a pagar indenização para uma consumidora que sofreu um choque elétrico ao pegar um produto em um dos refrigeradores do estabelecimento.
A força do choque foi tamanha que a cliente foi arremessada para trás, batendo sua cabeça em uma prateleira.
Ainda, de acordo com o site, o supermercado se isentou de qualquer responsabilidade com relação ao ocorrido, dizendo que houve falta de comprovação da ocorrência.
Existem culpados?
Casos como este acontecem a todo momento, mas não deveriam. Culpados? Podemos falar que o estabelecimento possui sua parcela de culpa por não efetuar uma manutenção em suas instalações elétricas. Ok, mas será que a assistência técnica, responsável pela manutenção do refrigerador também não tem sua parcela de culpa? Provavelmente. Tem também os fios e cabos utilizados na instalação elétrica. Será que eles são de qualidade? Confiáveis? Quem sabe!
É, são muitos fatores que envolvem uma instalação elétrica e um choque né?
Se existe um problema de choques elétricos dentro de um estabelecimento comercial, onde pessoas de todas as idades frequentam, com certeza deveria haver uma preocupação maior com as instalações elétricas do local.
Imagine se uma criança ou um idoso sofrem essa descarga elétrica, o que poderia ter ocorrido. Pense nisso!
Como ocorre o choque elétrico?
O choque elétrico é causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo humano. Esse acontecimento pode causar desde um choquinho até a morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica. Por esse motivo, deve-se ter muito cuidado com as tomadas, fios desencapados e até mesmo com a rede elétrica.
Como evitar o choque elétrico?
Uma das maneiras de evitar um choque elétrico é através do dimensionamento correto das instalações elétricas. A contratação de uma empresa especializada, prestadores de serviço qualificados e a execução de um projeto elétrico auxiliam na redução de problemas na parte elétrica.
Outro fator muito importante que deve ser verificado é a qualidade e confiabilidade dos materiais utilizados. A utilização de produtos certificados e aprovados por um órgão certificador, é de suma importância. Caso desconheça ou tenha dúvidas a respeito das empresas que atuam no mercado de fios e cabos elétricos, entre no site da Qualifio e confira todas as empresas idôneas, que comercializam seus produtos no mercado brasileiro.
Procure sempre retirar os equipamentos eletrônicos das tomadas no momento de limpá-los e lembre-se de desliga-los também ao fazer uma viagem, pois, até mesmo em stand by, os eletroeletrônicos consomem energia elétrica.
É importante saber que fios desencapados podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e, até mesmo, incêndios, portanto, sempre verifique as instalações elétricas de sua residência e efetue a manutenção da mesma a cada 5 anos.
A Abracopel luta pela conscientização de todos com relação aos perigos da eletricidade e, está em vias de lançar seu anuário estatístico de acidentes elétricos, descrevendo e mostrando, através de dados estatísticos, como a eletricidade está presente na vida de todos e como ela é perigosa, principalmente quando tratada com descaso.
Fonte: http://abracopel.org/abracopel/choques-eletricos-nao-acontecem-so-em-casa/