Linguagens de Programação

27 Abril, 2019 0 Por admin

A linguagem de programação é utilizada para escrever algoritmos (sequências de passos para a resolver um problema ou realizar uma tarefa) compreensíveis ao computador. Esses algoritmos descrevem ao computador o que ele tem que fazer e como fazer.

Atualmente, existem muitas linguagens que são escritas pelos programadores. Essas linguagens são classificadas em Linguagens de Baixo Nível e Linguagens de Alto Nível e são utilizadas umas para aplicações gerais, que podem ser utilizadas para vários fins e outras mais específicas, que foram criadas de acordo com algum projeto exclusivo. Existem também as linguagens de nível intermediário que contém características tanto das linguagens de baixo nível, quanto alto nível.

Linguagens de Baixo Nível

As linguagens de baixo nível são aquelas que se aproximam da linguagem de máquina (hardware), ou seja, elas mandam mensagens diretamente para o processador do computador para que ele execute uma tarefa. Existem várias linguagens de baixo nível, que foram unificadas dentro das Linguagens Assembly.

Linguagem de Máquina

É a linguagem do computador, de difícil compreensão pelo ser humano. Está fundamentada nos sistemas de numeração binário ou hexadecimal para apresentar os dados. Essas instruções são formadas por códigos. Ex.: 0101010101.

Linguagem Assembly

É um conjunto de linguagens baseadas em abreviações de expressões em inglês, chamadas mnemônicos. Cada processador recebe um tipo de Assembly. Os programas que convertem a primeira linguagem assembly para máquina são chamados de assemblers. Apesar de ser mais compreensível para o homem, ela somente se torna compreensível para o computador quando é traduzida para linguagem de máquina.

Linguagem de Alto Nível

São linguagens compreensíveis para realização de tarefas e são mais próximas das linguagens naturais utilizando palavras como write, read, etc. Elas também são chamadas de segunda geração e começaram a surgir no final da década de 50. Linguagens como C, .NET, Fortran, C++ e Java são exemplos desse tipo de linguagem. Para elas existem compiladores, que são programas que realizam a tradução para a máquina.

O programador poderá escrever programas que contem instruções em inglês e expressões matemáticas. Elas podem ser classificadas em não-estruturadas, estruturadas, procedurais, funcionais, orientada a objetos, aplicações específicas e de programação visual. Além disso, podem ser divididas de acordo com um paradigma de programação, ou seja, cada uma possui uma forma ou técnica de escrever a programação do código. Existem vários tipos de paradigmas e serão citados alguns deles.

Como Programar em Alto Nível?

Para programar em linguagem de alto nível é necessário escrever num documento de texto que conterá a lógica do programa. Esse documento é chamado de código-fonte e cada palavra utilizada dentro dela é uma instrução. Depois disso, deve-se traduzir através de um compilador(que deverá ser compatível com a linguagem utilizada nessa programação) o código-fonte para a linguagem de máquina. O compilador irá criar um novo programa que será lido pelo computador.

Passo a passo programação

 

Passo a Passo da Programação

1. Primeiro, o programador analisa o problema;

2. Realiza o projeto do programa, com seus algoritmos e a estrutura de dados que será utilizada;

3. Escolhe a linguagem de programação apropriada e escreve o programa;

4. Realiza testes de funcionamento.

Linguagens não-estruturadas

Mais aprimoradas que as de baixo nível, as linguagens não-estruturadas são mais compreensíveis e mais ajustáveis, pois seus comandos são adaptáveis as diferentes plataformas. Apesar de ter essas características, tornaram-se ultrapassadas com o surgimento das linguagens estruturadas como as procedurais e as funcionais.

Linguagem COBOL

COBOL (COmmon Business Oriented Language) foi uma linguagem criada para aplicações comerciais. Como por exemplo, em programas para folhas de pagamento, contabilidade, inventário de produtos, etc., manipulando uma quantidade grande de dados. Está disponível para computadores e mainframes. Pode ser executada em várias máquinas, apenas mudando algumas linhas de código. A linguagem foi criada em 1959 pelo Comitê Codasyl.

Linguagem Basic

A linguagem Basic (Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code) foi criada em 1964 por Thomas E. Kurtz e John G. Kemeny, integrantes do departamento de matemática de Dartmouth. Uma linguagem criada para facilitar a produção e execução de programas pelos cientistas da computação.

Linguagens Estruturadas

É um tipo de programação utilizada para otimizar os programas criados. Assim, esse paradigma mostra ao programador que é possível estruturar programas de maneira simples, através de sub-rotinas e funções.

Linguagens Procedurais

Fazem parte dos tipos de linguagem estruturada e são linguagens compostas por algoritmos que definem a sequência de chamadas de procedimentos que fazem parte de um programa. Pode-se considerar as linguagens C, Pascal, Fortran, ADA, Modula-2 e Modula 3 como procedurais.

Linguagem C

Foi criada inicialmente para a programação do sistema Unix, já que a programação em Assembly era mais complicada. Pesquisadores do Bell Labs, que faziam parte Dennis Ritchie e Ken Thompson criaram a linguagem B, que foi substituída pela linguagem C. A partir do desenvolvimento de um compilador C portátil, o sistema Unix foi divulgado para muitas plataformas, tornando-se um sucesso para a época. Depois outros sistemas operacionais foram aderindo a utilização da linguagem C.

Linguagem Pascal

Inventada por Niklaus Wirth para o computador CDC 6600, em 1970, para uso geral, serviu como base para criação das linguagens ADA e Modula-2.

Linguagem Fortran

No inglês FORmula Translating ou FORTRAN, foi uma das primeiras linguagens de alto nível criada em 1954 para realização de cálculos científicos. Foi sendo reformulada entre 1966 a 1991 e adquiriu características das linguagens modernas.

Linguagem ADA

Linguagem criada em homenagem a Ada Lovelace, a primeira programadora da história. Foi inventada por um grupo de projeto internacional e introduzida em 1979. Sofreu algumas adaptações, sendo uma delas a possibilidade de programação em tempo real.

Modula-2

Desenvolvida por Niklaus Wirth, no final da década de 70, está baseada na linguagem Pascal.

Modula-3

Criada no final da década de 80 pela Olivetti e a Digital Equipment Corporation. Surgiu corrigindo muitos defeitos das linguagens Modula-2 e Pascal. É ótima para fins didáticos e também para a implantação de projetos de software.

Linguagens Funcionais

As linguagens funcionais possuem um estilo diferente das procedurais, em sua sintaxe ela prioriza expressões ao invés de comandos. As mais populares são LISP e Prolog, mas existem outras como a Scheme, ASpecT, Calm, Haskell, Miranda, Nesl, etc.

Linguagem Prolog

Inventada em 1970 na Universidade de Marseille por Alain Colmerauer e outros com a finalidade de fazer a tradução das linguagens naturais. Com sua evolução, atingiu propósitos específicos sendo usada para projetos de arquitetura, lógica matemática, análise bioquímica, etc.

Linguagem LISP

A linguagem foi criada por John McCarthy, em 1958. É muito utilizada dentro da Inteligência Artificial. Para utilização dessa linguagem em vários dialetos foi criado o Common Lisp.

Linguagem Scheme

É uma linguagem simples criada por Guy Lewis Steele Jr. e Gerald Jay Sussman em 1975 no laboratório de Inteligência Artificial do MIT.

Linguagens Orientadas a Objetos

São linguagens de programação utilizadas para expressar itens do nosso cotidiano, de uma forma próxima ao mundo real. Os conceitos mais frequentes dentro da linguagem são objetos, classes e heranças. Os objetos são unidades encontradas dentro do programa que passam a trocar mensagens entre outros objetos e as classes. Exemplos de linguagens são:

Linguagem Simula

É o nome de um conjunto de linguagens criadas em 1960, na Noruega, que se originou do Algol 60 para auxiliar em projetos com simulação.

Linguagem Smalltalk

Foi criada em 1970 no Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox. Foi uma linguagem que revolucionou, pois garantiu maior interação para o usuário.

Linguagem C++

Foi criada em 1983, sendo uma linguagem de nível intermediário criada por Bjarne Stroustrup no Bell Labs como uma complementação da linguagem C.

Linguagem Objective-C

Foi criada em 1983 por Tom Love e Brad Cox. E é uma das principais linguagem utilizadas pelo sistema Mac OS X.

Linguagem Java

Criada em 1995 pela Sun Microsystems é responsável pela maioria das aplicações interativas na internet e também em diversas mídias como video games, celulares, notebooks, supercomputadores, etc..

Linguagem Clos

Foi criada em 1989 e significa Common Lisp Object System. É uma extensão da linguagem Lisp.

Linguagem Eiffel

Foi desenvolvida em 1986 por Bertrand Meyer e é semelhante a linguagens como Algol e Pascal. Foi inicialmente utilizada para aplicações internas da empresa Eiffel Software.

Linguagens em Aplicações Específicas

Essas linguagens foram criadas para construção de banco de dados, simulação, script ou formatação de textos e são utilizadas para aplicações específicas.

  • Linguagens utilizadas em Banco de Dados: Clipper, SQL.
  • Simulação: Matlab
  • Script: tcl/tk, Perl
  • Formatação de Textos: Tex/LaTeX, HTML, Postscript, pdf.

Linguagens de Programação Visual

São linguagens que utilizam recursos gráficos e diagramas para a criação de um programa. Podem ser classificadas em linguagem visuais híbridas que não somente dispõem de recursos visuais. Ex.: Delphi e Visual Basic; E, linguagens visuais puras, cujo programa é criado puramente por gráficos e diagramas como por exemplo a Kronos, usada para computação gráfica, e a Simulink, usada para simulações dinâmicas.

Principais Linguagens de Programação

Ao longo da história várias linguagens de programação foram criadas. Até 1972 já existiam mais de 200, com objetivos pré-determinados ou acadêmicos, em sua maioria. As mais importantes e que contribuiram para o desenvolvimento das novas linguagens foram:

Linguagens Importantes e Populares
1954 FORTRAN 1970 Pascal 1989 CLOS
1958 ALGOL e LISP 1975 Scheme 1991 Python
1959 COBOL 1979 Ada 1993 Lua e Ruby
1960 APL 1983 C++ e Objective-C 1995 Delphi, Java, PHP e JavaScript
1964 BASIC e PL/I 1986 Eiffel 2000 C#
1970 Prolog 1987 Oberon, Haskell e Perl 2001 Scala
1972 C 1988 Tcl 2007 Go

 

Fonte: http://www.programador.com.br/linguagens-de-programacao.html